Cidade das Cinzas – Muitas Opiniões

01/06/2011

Sinopse

clip_image002“Clary Fray desejava apenas que sua vida voltasse a ser normal. Mas o que é normal quando você é um assassino Caçador de Sombras, sua mãe encontra-se em um coma mágico induzido, e você pode de repente ver seres do submundo como lobisomens, vampiros, e fadas? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, significaria mais tempo com seu melhor amigo, Simon, que está se transformando mais do que um amigo. Mas o mundo dos Caçadores de Sombras não está pronto para deixa-la ir… especialmente seu considerável, enfurecido, irmão, Jace. E a única possibilidade de Clary ajudar a sua mãe é seguir o Caçador de Sombras Valentim, que é provavelmente insano, certamente malvado … e também seu pai. Para complicar assuntos, alguém na cidade de Nova Iorque está assassinando crianças do Submundo. É Valentim atrás das matanças?? E, se for, o que está tentando fazer? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada-Alma, é roubada, o assustador Inquisidor chega para investigar. Como pode Clary parar Valentim se Jace está disposto a trair tudo que acredita para ajudar a seu pai?

Nesta sequência, de tirar o fôlego, de Cidade dos Ossos, Cassandra Clare atrai os seus leitores de volta ao escuro Submundo da cidade de Nova Iorque, onde o amor nunca é seguro e o poder se transforma na mais mortal das tentações.”

Minhas Opiniões

Se você leu a resenha de Cidade dos Ossos aqui no blog você sabe o quanto eu (e a Nathy) ficamos apaixonadas pela história. O amor por Jace foi tanto que fizemos a resenha em dupla... Conversando no skype, resolvemos fazer a resenha de Cidade das Cinzas também em dupla, e quando a Math do Envenenadas ficou sabendo quis participar também. O resultado das nossas divagações sobre Cidade das Cinzas você acompanha logo abaixo.

Como nós temos muitas opiniões parecidas, foi fácil juntar os textos (mas bem demorado). Todas as partes em preto, são minhas opiniões específicas, sem falar tanto da história.Para vocês não se perderem, fizemos uma legenda:

Lica - azul

Nathy – roxo

Math – vermelho

Eu estava com saudades da escrita de Cassandra Clare, ela consegue fazer com que Cidade das Cinzas seja melhor que Cidade dos Ossos!!

O livro já começa com ação e ela não para por nenhum momento. Às vezes percebemos uma desacelerada na narrativa, mas a ação continua lá… e todos os nossos queridos heróis estão envolvidos nela.

Clary, Jace, Alec, Isabelle, Simon, Luke estão metidos nas encrencas normais do Submundo, derrotando demônios, mas claro que nosso querido maquiavélico Valentim chega para horrorizar ainda mais o complexo mundo deles. Isso mesmo, ele voltou com tudo, conseguiu o cálice e agora está tocando o terror para ter um outro instrumento mortal. Para consegui-lo, não medirá esforços e buscará apoio invocando os demônios os recrutando num exército poderoso e mortal. Apesar disso, não tem como odiá-lo. Quer dizer, ele é o vilão, mas dentro de toda sua loucura e seus princípios deturpados ele é exatamente como Jace... Sedutor, língua afiada, arrogante e com toda aquela pose de "sempre estou certo porque sou o cara". A grande diferença entre os dois é que a gente não concorda com os atos de Valentim. Mas não consegui odiá-lo. Claro que eu quero que ele pague pelo seus atos, que seja derrotado e tudo o que deve acontecer com pessoas como ele...

Coisas estranhas vem acontecendo envolvendo os moradores do submundo e os caçadores das sombras... algumas de suas crianças (é como eles chamam os adolescentes até 17 anos) estão sendo assassinadas e tem o sangue drenado.

Perigos e mistérios que só os Caçadores podem resolver! Os misteriosos assassinatos deixam em alerta todos os seres das sombras, pois outras tentativas de assassinar crianças ainda acontecem, mesmo sendo mal sucedidas.

Com tantas coisas para fazer, com tantos mistérios a resolver… Clary ainda tenta seguir com sua vida normal e começar um relacionamento verdadeiro com seu amigo de infância Simon. Mas isso fica cada vez mais difícil, a cada dia seu lado Caçadora das Sombras fica mais envolvido com os acontecimentos, que por sua vez a levam para Jace e sua "trupe".

Clary... Ãn?? Como ela pode ter ficado tão chata de repente? Senti falta de uma ponte, uma ligação entre ela aceitar o fato de Simon a chamando de namorada depois de tudo o que ela disse em CdO... Como assim?

Simon, tenta compreender o conflito por que Clary está passando, mas acaba metendo os pés pelas mãos e passando da condição de mundano, para a condição de um filho da noite!Então... Como foi que ele se tornou, de repente, uma imitação irritante de Jace??? Só no epílogo para ele toma uma atitude certa e coerente ? Demorou, hein? Espero que isso não mude nos próximos livros, senão volto a torcer para que Cassandra o mate para sempre...rs

Luke, tenta passar todo o tempo que tem disponível com a mãe de Clary que continua em coma no hospital. Mas, sua participação é grande e essencial em toda a aventura. Ah Luke... Como eu te entendo... Como é difícil dizer em palavras o que sentimos quando as pessoas enxergam nossos atos como "pena", "gratidão" ou "compaixão". Força licantrope! Tô contigo!!!! rs

Alec aparece bastante nesse livro, em alguns momentos fica na frente do grupo "comandando". Ele tenta resolver suas questões pessoais com Magnus, mas nada muito explícito. Alec, tá muito fofo!! Confesso que não esperava tanto crescimento em uma personagem. E, para mim estava tão clara a sua lealdade que não duvidei dos seus motivos quando ele diz "lei é lei". Adorei!!! E a última cena dele com Magnus? Nossa!!! Fofo... Fofo... Fofo...

Isabelle, tenta parecer madura quando sua mãe volta de Idris e toma as rédeas do Instituto de volta. Ela fica bem escondida na história! Senti falta de um desenvolvimento melhor do relacionamento dela com alguns seres do mundo das fadas.

E Jace… tenta sufocar seus sentimentos por Clary, tenta entender e aceitar seu passado coberto de mentiras e ainda precisa lidar com a rejeição que sofre das únicas pessoas que considerava como pais verdadeiros. Neste turbilhão de sentimentos… Jace ainda precisa lidar com o assédio do pai, com as acusações da Clave e com suas novas habilidades! Como não amar um garoto de 17 anos com a língua afiada e que tem certeza de que "é o cara" e que só de aparecer em cena já te conquista? Como já é regra, Jace vem para provar que mulher gosta mesmo é de um cara com jeito de cafajeste...rs

Além deste livro ser mais sombrio que o primeiro… mais intenso e com um ritmo frenético… Cassandra consegue explorar e desenvolver novas personagens:

Maia, uma lobisomem adolescente do bando do Luke. Gostei tanto dela e ela some? Como assim? Como pode a Cassandra ter perdido ela? Espero que apareça mais em Cidade de Vidro e que não seja só mencionada e que faça o Simon não ser tão chato.

Maxwell, o irmão mais novo do Alec e da Izzy... que idolatra Jace e o defende com unhas e dentes.

Maryse, mãe do trio Caçador. Que não se mostra nada madura e adulta e não pensa duas vezes em julgar os outros, (o Jace), né? Porque é mais forte "quem é nosso pai" do que "quem nós somos"? Senti que faltou emoção de mãe no último diálogo dela com Jace. Quer dizer, deu para ver que ela estava arrependida, mas gostaria de ver isso de forma mais convincente.

As Fadas, adorei como são descritas e para a Rainha Seelie só tenho uma coisa a dizer "UAU!" (Acho que ela é a Virgem Escriba!) (Acho que ela é a fada mãe do Encantado no filme do Shrek!)

Por fim... temos a insuportável, mais essencial, Inquisidora. Que aparece na história com o objetivo de descobrir se Jace é realmente um traidor e faz horrores em nome da Clave achando que era a lei em pessoa. No final das contas... se tornando parte fundamental de um dos segredos da saga, acabando não revelando uma informação que seria essencial para a história.

Algumas revelações são feitas, e muitas outras perguntas ficam no ar. É impossível não perceber muitas insinuações que deixam dúvidas aos leitores e evidencias de que as coisas não são bem o que aparentam ser…

A autora consegue nos deixar de boca aberta e em alguns pontos, gritar com as personagens um "Fala logo, conta ...". Boas risadas ficam por conta, do Jace e do Magnus, com suas respostas inteligentes e cheias de humor.

Neste livro uma coisa inusitada aconteceu comigo… eu particularmente adorooooooo os diálogos do Jace com qualquer outro personagem, geralmente ele é sarcástico, engraçado, petulante e por vezes grosseiro… e eu amo isso… mas o último diálogo que ele tem com Clary no livro… foi um desastre e pela primeira vez eu disse em voz alta: “–Cala a boca Jace! Por favor!!” Mas infelizmente ele falou… e eu fiquei triste com o desfecho desta conversa.

Para mim, o ultimo dialogo da Clary com o Jace é de morrer, uma pelo fato do livro estar acabando e outra que você deseja, pelo menos eu desejei, que o Jace uma vez na vida ficasse quieto e ouvisse... é surpreendente o desfecho, te deixa com mil perguntas na cabeça e uma única certeza; que desejaria MUITO ter Cidade de Vidro já na estante! Eu achei previsível demais... eu também tive vontade de gritar "Cala boca Jace!", mas enquanto lia a sensação de “conheço esse filme” prevaleceu e penso que ainda não é a hora das coisas se acertarem para os dois (estamos só no segundo livro). E penso que antes deles realmente se acertarem, precisa ser resolvido o lance de "irmãos".

De maneira ampla, amei o livro. A narrativa da Cassandra é sedutora e te prende tanto que quando você percebe já terminou o livro. E olha que ele é enorme!!  Ao contrário de CdO, esse deixa um vazio no final e acho que nesse sentido CdO é melhor. Quer dizer, eu realmente não gosto de livros onde a história é cortada com uma tarja preta de "continua" porque é muito mais difícil esperar o próximo livro (Chega logo setembro!!). Ah, como o livro acaba assim? Quer dizer, como aguentar esperar até Cidade de Vidro?

 

A capa é linda, mas a minha veio muito colada... Ela estava muito dura e difícil de folhear, e por mais cuidado que eu tive, ficou uma marca, tipo vinco na lateral da capa =( outra coisa, tem tantas citações falando de Instrumentos Mortais que eu confesso que esperava outra delas na capa de Cidade das Cinzas e não a mesma que já estava em Cidade dos Ossos.

Em vários momentos durante o livro não aparecia os "-" (travessões) assim como muitas palavras separadas não tinham o "-" (hífen). Outra coisa, senti falta de uma nota de rodapé com tradução de algumas frases ditas em outra língua durante a história. Principalmente as partes quando Jace cita Dante (que todos os personagens presentes entendem, menos o leitor) e quando Maryse cita a canção francesa. Acho que essa foi a única mancada da edição nacional.

Termino Cidade das Cinzas mais apaixonada do que nunca por esse mundo mágico que a Cassandra criou. licavargas ass444

 

 

ficha cidade das cinzas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

10 comentários

  1. Como falei no blog da Ci! Vou ler depois e volto e comento!!! Correndo com a mudança!

    ResponderExcluir
  2. Ah cidade das Cinzas é maravilhoso. Tb não consigo odiar o Valentim, ele é um charme!
    Eu gosto bastante do Magnus, ele consegue deixar o Alec mais legalzinho -q
    Adorei a resenha :*

    ResponderExcluir
  3. se eu ja estava com agua na boca por este livro antes agora piorou! eu tambem adoro o Jace e estou louca por cidade das cinzas. cidade dos ossos foi incrivel e agora depois do que foi falado desta continuaçao acho que se eu perder a promo do blog eu enfarto kkkk!

    adorei erata resenha muitipla, deu para ver cada lado seus e ainda foi uma especie de completaçao de uma para outra, foi d++++++++

    parabens!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu não li a resenha pq ainda não li "Cidade dos Ossos". Mas, segundo ouço por aí, a série é mais que ótima! Pretendo ler o mais breve possível! =D

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha tripla!! Ansiosa para ler essa série, que já estou comprando! Tenho os dois primeiros volumes e só ouço falarem bem da série! Ansiosa agora para conhecer Jace! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Saibam que eu amei esta ideia de Resenha TRipla... e fiquei com muita vontade de ler a série... mas como minha pilha cresce... e o dinheiro só diminui... vou aguardar sair o terceiro para comprar os três... e sofrer menos... estas séries me matam...

    ResponderExcluir
  7. Como disse no blog das envenenadas, adorei a resenha tripla. Não vejo a hora de ler Cidade das Cinzas! Chega logo chega!!! rsrs

    Obrigada Lica!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom, ler essa resenha, ainda por cima tripla, só aguçou mais a minha vontade de conhecer o tal Jace, porém, a fila tá grande e essa série ainda vai ter que esperar um bocadinho...

    Beijos!
    @BobbyDupeaGirl

    ResponderExcluir
  9. cada, vez leio mais vontade ler , fico ler a saga completa ,resenha muito bem escrita e capa maravilhosa ^^ e 406 paginas :0 !! perfeito ,cassandra e sua saga .
    4 constelações
    @Caarolineraquel

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail