O Diário de Suzana para Nicolas – Opiniões

15/11/2011

diario de suzana para nicolasDepois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.

Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.

Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.

Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Quando peguei O Diário de Suzana para Nicolas não pensei que fosse me prender a ele e só largá-lo após a última página. Pensava que fosse conseguir ler uma parte e terminar o livro no dia seguinte… Belo engano…

"(...)Talvez este diário explique as coisas melhor do que jamais conseguiria. Se puder, leia-o.
É sobre minha mulher, meu filho e eu.
Preciso avisá-la, porém, de que algumas partes provavelmente serão difíceis de suportar.
Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei.
Matt" (pág. 15)

Intenso… Forte… Cruel… Talvez estas sejam as melhores palavras para descrever James Patterson durante a narrativa desse livro. James… James… James… Porque??? Porque criar um homem impossível de não se apaixonar? Porque escrever uma história de amor tão perfeita com um final tão frágil? Pra que ir tão longe na fragilidade da vida humana? Pra que me deixar tão desesperada a ponto de esperar algo ainda pior e ter medo de ler as páginas finais??? Pra que ser tão lindamente cruel???

Me apaixonei por Matt. Não teria como ser diferente sendo o homem que ele é. Queria um poeta assim na minha vida. Alguém que não tem vergonha de sentir, que não tem vergonha de demonstrar, que não tem vergonha de dizer “eu te amo” de todas as maneiras simples e belas que mais do que algumas palavras podem dar…

“Ele enfim se afastou, olhou em seus olhos e disse:
– Fiquei com saudade de você assim que fui embora da sua casa.” (pág. 71)

Não foi difícil me colocar no lugar de Katie e de, assim como ela me sentir amiga de Suzana. Enquanto lia junto com Katie o diário, imaginava algumas coisas e por alguns momentos foi fácil controlar a emoção que pulava das páginas. Acontece que o “final previsível” que eu esperava chega na página 194. E algumas páginas depois, estava eu em lágrimas, chorando mais do que achei que fosse possível. Chorando e achando que nesse momento James Patterson conseguiu ser mais cruel do que eu sempre achei do Sparks.

Os barcos tão esperados
chegam vazios ou afundam nas profundezas.
E os olhos primeiro perdem as lágrimas
e depois o sono.
(pág. 212)

Não quero comparar os dois, e não vou. Mas já que citei os nomes, só vou dizer que prefiro muito mais este livro do Patterson do que muitos do Sparks. Patterson não fez uso de doenças que vão acontecendo aos poucos ou de uma tragédia da natureza impossível de se controlar. Em O diário de Suzana para Nicolas temos uma fatalidade, um pequeno acontecimento que mudaria a vida de todos os envolvidos para sempre. Um acontecimento que pode estar presente no caminho de qualquer um de nós…

“Coisas ruins acontecem, Nicolas. Às vezes, sem o menor sentido. Às vezes, de forma injusta. Às vezes, isso é simplesmente uma droga.” (pág. 91)

O mais lindo de tudo, o que me deixou mais apaixonada pelo livro foi o fato das duas narradoras principais (seja Suzana no diário ou Katie enquanto faz as pausas na leitura do mesmo) serem de uma sensibilidade a toda prova e James dá a elas um toque incrível, uma narrativa que me fez duvidar em alguns momentos que teria sido escrita por um homem, que teria sido escrita pelas mesmas mãos que me fizeram ficar de olhos tão abertos e com medo do escuro em O Dia da Caça. E é principalmente por isso, por toda a versatilidade de Patterson que digo que virei sua fã. E que O diário de Suzana para Nicolas entra para os meus livros favoritos, um dos que possui uma das mais lindas estórias de amor.

“Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Você as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido”. (pág. 65)

Eu super recomendo o livro… Assim como recomendo que vocês separem os lenços para o final da leitura… Obrigada Patterson por me fazer acreditar no amor, por me fazer ver que não importa o que o futuro nos reserva, por me fazer compreender a grande sorte que temos no hoje. Obrigada Arqueiro por esse maravilhoso presente da publicação do livro por aqui. Obrigada Isabela por enviar o livro para o blog junto com uma caixinha de lenços ;’)Lica

 

 

 

ficha diario de suzana para nicolas

Romântica incurável com um toque de Drama Queen. Sonhadora, teimosa e viciada em livros, afinal, se você não pode cair no mundo, viva através dos personagens! Criadora do blog Amores e Livros, ainda acredita que um dia será paga para ler! Facebook / Twitter / Instagram

Que tal conferir também...

24 comentários

  1. UAU Lica ...

    Sem palavras... na verdade até tenho algumas, adorei sua resenha!
    Fiquei super curiosa para ler o livro quando vi pela primeira vez, a sinopse me encantou... ai vem essa sua resenha e pronto! Olha eu quebrando a cabeça arruma um jeito de ter esse livro rs!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que resenha legal =) acabei de ler esse livro tbém e já resenhei!!! Seja bem vinda para ler a minha ok!!!!
    Sucesso e ótimas leituras!!!

    ResponderExcluir
  3. Mega super curiosa para ler o livro. Ainda mais que Isabella já me recomendou ele. Com certeza será minha próxima pedida... Adorei, adorei e adorei!!!

    ResponderExcluir
  4. Indescritível!!! Estou anestesiada até agora.. o livro é incrível!
    Realmente... uma história de amor, superação e das cinco bolas... claro!!! Divino!

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh eu ando chorando tanto esses dias, seria bom dessa vez chorar por um final de livro T.T
    Amei a resenha *___* estou SUPER curiosa para ler o livro. Engraçado que pela capa eu não dava nada pelo livro até ler a resenha claro *-*
    AMEI!!
    @anasofiachang

    ResponderExcluir
  6. Li recentemente os dois lançamentos policiais do James Patterson e gostei muito do estilo.No entanto esse parece um livro bem diferente. Não sei porque desde que vi a capa associei com livros do Nicholas Sparks! Agora estou curiosa para conhecer esse outro lado do autor.
    Bjkas.

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  7. Olá...este livro deve ser maravilhoso de ler, pela forma que a história de amor é mostrada segundo a sinopse, deve ser uma leitura emocionante. :)

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito esse livro, não só pra ler e me emocionar, mas pra minha coleção. Por tudo que tenho lido sobre ele me parece um livro ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Minha amiga Gabriela me indicou este blog, ela sabe o quanto sou apaixonada por livros...
    Esta resenha me deixou "agoniada" para ler o livro.Uma história interssante e gostosa de ler.
    Parabéns pelo blog, está lindo! Já sou seguidora!
    Espero ganhar o livro da promo! Parabéns pelas resenahs meninas, todas excelentes!

    ResponderExcluir
  10. A resenha ficou ótima! esse parece ser um bom livro, tá todo mundo comentando muito bem dele. Do autor já li O Dia da caça e gostei muito!

    Abraços

    Entre páginas de livros
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a resenha. Até agora só li um livro do autor. Mais esse parece ser ótimo. Quero ler :)

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha!
    Tô super curiosa para ler o livro.
    Deve ser maravilhoso!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou fã de livros deste g~enero, sem falar que adorei o livro do JP que eu li e estou adorando o que estou lendo atualmente. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Muito curiosa para ler essa história que pelo visto parece ser super romântica.

    ResponderExcluir
  15. Sou suspeita pra falar.. adoro romances e sou louca pelo Nicholas Sparks, então não posso comparar ainda, rs. Mas tô numa ansiedade louca por esse livro. Pelo que tá sendo dito, é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  16. Nossa, depois que li sua resenha fiquei louca pra ler esse livro. Adorei. Sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  17. Sou apaixonada por romances, e definitivamente, esse do James Patterson eu amaria. Estou louca pra conhecer essa história! A resenha ficou muito boa, e me fez ter mais vontade e curiosidade! Amei.

    Beijão { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  18. Nossa, que resenha emocionante.
    Deu pra ver que o livro te tocou mesmo.
    Confesso que quando o vi, pelo título e tal, achei que seria um livro mais dramático no estilo Nicholas Sparks. Achei até estranho o fato de James Patterson escrever algo assim, do tipo eu imaginei.
    Me enganei feio. Pelo visto a obra vai bem mais além.
    Estou super curiosa para ler e conferir.
    Já vou preparando os lencinhos. UHASUHAS...
    Parabéns pela resenha. ^^
    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Que lindo! 'Pensava que fosse conseguir ler uma parte e terminar o livro no dia seguinte… Belo engano…' /rsrsrsrs, se vc ficou encantada com a história, imagine só o estrago que fez conosco, que estamos acompanhando essa resenha incrivel?/ Louquinha pra ler! *--*

    ResponderExcluir
  20. Confesso que nao simpatizo pelas historias desse autor. Ele é conhecido por historias fortes e eu nao tenho estomago para isso. Mas quando vi esse me apaixonei. Amei a resenha e os quotes, deu pra ter uma ideia do livro e confirmou que ele é o que eu esperava. Espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Ai, gostei muuuito! Quero muito ler, sua resenha me deixou bem curiosa! Muito boa!

    ResponderExcluir
  22. Amei. A resenha está incrível e me faz ter ainda mais vontade de ler o livro. Assim que tiver a oportunidade vou lê-lo com certeza. A história parece ser muito linda.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, dê sua opinião, participe e volte sempre =^.^=

*** Comentários serão respondidos por aqui mesmo, através de comentário.

Acompanhe por E-mail